sexta-feira, 24 de junho de 2016

Florais para as crianças

Crianças e bebês podem também se beneficiar com o uso dos florais. Como são essências naturais, são seguros e não provocam reações adversas, porém é necessário um terapeuta floral para avaliar e escolher as melhores essências para aquele momento.
A dosagem é a mesma utilizada por adultos, 4 gotas, 4 vezes ao dia. Podem ser feitos na “base infantil” (glicerina) ou na água, mas neste caso a validade é menor, cerca de uma semana.
O floral pode ser inserido também no leite ou suco de frutas. No caso de lactantes, estes se beneficiam quando a mãe faz o uso das essências. Muitos terapeutas também orientam o uso no banho, pingar nos pulsos do bebê, colocar atrás das orelhas ou moleira.
Muitas questões ligadas a infância podem ser amenizadas com o uso dos florais. Birras, enurese, medo, impaciência, timidez, fase de dentição e apego são alguns exemplos.
O acompanhamento de um terapeuta é fundamental, pois durante o tratamento pode ser necessário fazer algumas modificações na escolha das essências, conforme a criança apresente mudanças no seu comportamento e emoções. Aconselha-se a continuar o uso algum tempo depois que sentir a melhora dos mesmos.
Alguns florais indicados para esta fase:
Vine: Para criança mandona, fase dos “terríveis dois anos”, quando se mostram autoritárias e inflexíveis. Os pais têm dificuldade em impor limites, e a criança quer dominar a situação reagindo algumas vezes de forma agressiva.
Chicory: Para criança que quer chamar a atenção, demostra carência afetiva e tem necessidade de ter a mãe e/ou pai sempre por perto. Apresentam-se choronas, não podem ser deixadas sozinhas e sofrem com a separação quando precisam ir para a escola ou ficar longe da mãe. É o floral do desapego.
Holly: Também auxilia nos comportamentos de birra e descontrole. Ideal para criança que apresenta comportamentos agressivos.  Ajuda a controlar sentimentos como a raiva, mau humor, irritação e frustração. Pode ser utilizado em crianças ciumentas, quando, por exemplo há o nascimento de um irmão.
Mimulus: Para crianças com medo de coisas físicas tais como medo da água, medo de escuro, de pessoas, de estar sozinhas, ou qualquer medo específico.
Impatiens: Para crianças impacientes que não admitem restrições. Quando se apresentam irritadiças, impulsivas e impetuosas.
Cherry Plum: Auxilia nos comportamentos de birra, em momentos de nervoso, agitação e/ou perda de controle.
Walnut: Para momentos de transição que ocorrem em algumas fases do desenvolvimento infantil. Uteis para mudanças significativas de situação: dentição, início escolar, mudança de escola, ou qualquer alteração importante de estado físico, emocional ou mental.
Todos os comportamentos citados acima são naturais na infância. Portanto deve ser analisado a intensidade destes comportamentos, a carga emocional e o desgaste de seu relacionamento com as pessoas.
Nunca devemos generalizar e sim considerar as necessidades de cada criança de forma individual.